[Dica] Não perca a cabeça! Guarde seus arquivos importantes na nuvem

Você passa horas, dias, até meses fazendo seu trabalho, sua tese, seu TCC e de repente... "perdi tuuuudoooooo!". Como sair dessa situação?


Se for problema no sistema operacional, e o HD não tiver criptografado, um LiveCD de uma distribuição Linux pode resolver (veja como fazer um LiveUSB). Mas se o disco corrompeu, melhor mesmo é contratar uma empresa especializada, que consegue recuperar seus dados (já li sobre uma até que tem psicólogos de plantão para acalmar os clientes).


Mas o melhor mesmo é não passar por isso, não acha? Existem vários softwares de backup, que trabalham até automaticamente, mas que tal unir 2 serviços? Além de salvar você de situações calamitosas, você tem a comodidade de acessar seus arquivos em qualquer lugar. Como fazer isso?


Para quem não conhece a computação em nuvem, resume-se assim: seus dados ficar espalhados na "nuvem", dos servidores de empresas. Assim tudo fica independente de seu equipamento.


Eu uso 2 serviços de "nuvem", o Ubuntu One, que vem junto com o Ubuntu e disponibiliza 2GB de espaço grátis, e muitos outros caso queira pagar, para colocar seus arquivos, e o Dropbox, e é esse que recomendo. Veja o motivo.


Com o Ubuntu One seus arquivos ficam no seu PC e ao mesmo tempo nos servidores da Canonical, podendo ser acessados por você mesmo de qualquer outro lugar.


Apesar de ser muito bom, vou recomendar outro, o Dropbox, que ao contrário do Ubuntu One, que é exclusivo para o sistema da Canonical, o Dropbox é multiplataforma.


Dropbox também tem 2GB de espaço grátis e tem outros planos pagos. Mas uma das coisas boas que não acho em outros programas (eu pelo menos nunca reparei) são as "cópias extras" que funcionam assim: você tem um texto salvo, modifica, e o Dropbox guarda uma cópia do texto antes da modificação. Isso é bom para caso de arrependimentos.


Veja como funciona:




[caption id="attachment_268" align="aligncenter" width="400" caption="Ícone (caixa azul) do Dropbox"][/caption]

[caption id="attachment_269" align="aligncenter" width="400" caption="Clique com botão direito do mouse para mostra opções"][/caption]

[caption id="attachment_270" align="aligncenter" width="400" caption="Pasta do Dropbox, onde você colocará seus arquivos ("V" verde significa que os arquivos estão sincronizado com o servidor)"][/caption]

[caption id="attachment_271" align="aligncenter" width="400" caption="Site do Dropbox onde é possível acessar seus arquivos em qualquer lugar"][/caption]

Então não espere, baixe agora o Dropbox (disponível para Linux, Mac e Windows). Clique Aqui.

0 comentários: