[Dica] Abrindo a porta do seu MODEM; e os torrents

[nota: exemplo de como fazer no MODEM D-Link DSL-500B]


Faltando poucos dias para o lançamento do Ubuntu 10.10 me veio na cabeça o problema de sempre. No dia exato os servidores da Canonical, e muitos mirrors, estarão congestionados, com velocidade muito reduzida. É comum acontecer isso.


Não seria preciso todo esse tormento se as pessoas baixassem por torrent, pelo torrent oficial, que é seguro e faz com que todos contribuam na distribuição, tornando assim muito mais rápido qualquer download.


O grande problema que interfere no download via torrent, e todos os programas P2P, como aMule (eMule), Nicotine, etc, são as portas bloqueadas. Como resolver?


A resolução é simples. Libere a porta e/ou o programa em seu firewall e do seu MODEM.


MODEM D-Link DSL-500B




Porta fechada


Veja um exemplo de porta fechada:




[caption id="attachment_161" align="aligncenter" width="434" caption="Transmission. Cliente de torrent padrão do Ubuntu"][/caption]

Podemos ver que o Transmission diz que a porta 51413 está fechada. Portanto a velocidade de download será limitada (no aMle/eMule você terá baixa ID).




Liberando no firewall


Vá ao seu firewall e libere a porta especificada por seu programa (nas configurações diz que porta ele usa). Veja um exemplo usando o front-end Firestarter:




[caption id="attachment_162" align="aligncenter" width="302" caption="No meu caso liberei a porta 4662"]No meu caso liberei a porta 4662[/caption]


Liberando portas no MODEM


No MODEM já é menos fácil. Não é tão comum as pessoas liberarem pois teremos de entrar na interface do equipamento; e os procedimentos varia de MODEM para MODEM - o meu, como já falei, é o 500B da D-Link.


Vamos aos passos:


1 - Abra o navegador e digite no endereço 10.1.1.1
O login e senha padrão é admin/admin (por segurança é bom trocar depois)



2 - Vá em "Advanced Setup" > "NAT" > "Virtual Servers" e clique em "Add" para adicionar a porta certa.
Em "Server IP Andress" coloque um endereço diferente de sua rota padrão, como 10.1.1.2



3 - Em "Management" > "Save/Reboot", salve.




Resultado



Um comentário: