[Dica] Tela de carregamento do Ubuntu (usplash/plymouth): bug com driver de vídeo proprietário, desfazer a mudança depois de ter instalado o Kubuntu ou instalar novas usplash

Há alguns versões a tela de carregamento do Ubuntu mudou e ficou muito bonita. No fundo escuro com o logo antigo agora é roxa com o novo logo da principal distribuição da Canonical. Agora é usado o Plymouth no lugar do antigo usplash. De qualquer forma, vou usar o termo "splash", pois é mais fácil para muitos entenderem.


No entanto quem usa drivers de vídeo proprietários no Ubuntu, acontece algo muito chato. Ao instalar o driver da Nvidia, por exemplo, a tela de carregamento bonitinha desaparece ou fica com uma resolução terrível.


.



Felizmente pode-se consertar a falha. Para isso é preciso baixar um script - há outros métodos, mas esse é a forma mais prática. Abra o Terminal e baixe via wget o script:


wget http://launchpadlibrarian.net/57638460/fixplymouth


Agora ou digite chmod +x fixplymouth para torna executável ou vá na sua pasta pessoal, clique com botão direito do mouse, vá em propriedades, na aba permissões e clique para tornar executável.


Agora, no Terminal novamente, digite:


./fixplymouth


Vai ser executado o script e uma série de resoluções compatíveis com sua placa de vídeo vai aparecer. Escolha a que melhor servir seguido pela profundidades de cores, como por exemplo 1024x768-24 ou 1440-900-24 (lembre-se que só é aceita resoluções compatíveis da lista).




Mudando a tela de carregamento (usplash/plymouth) após instalação do Kubuntu-desktop


O bom das distribuições Linux para desktop é a possibilidade de mudar de ambiente gráfico quando se tem vontade. Quando está enjoado do Unity do Ubuntu, é possível mudar para o Gnome puro (Ubuntu Clássico na tela de login). Também possível instalar outros como o KDE, XFCE, LXDE, etc.


No caso do KDE, um dos mais usados ambientes gráficos, é possível instalar no Ubuntu pela Central de Programas. É só procurar por Kubuntu-Desktop e clicar para instalar.


Depois de instalado é possível mudar na tela de login - na instalação do Kubuntu, será perguntado qual padrão dessa tela de login você quer: GDM ou KDM. Se estiver na dúvida, prefira o padrão GDM, pois é padrão do Ubuntu.


Depois de instalado o KDE a tela de carregamento (usplash) vai mudar. Agora será do Kubuntu.


Muita gente não gosta. Mas é possível mudar. Digite no Terminal (ou Konsole, padrão do KDE) e escolha o respectivo número:


sudo update-alternatives --config default.plymouth


Depois:


sudo update-grub2 && sudo update-initramfs -u




Mudando a tela de carregamento padrão


Personalizar é fácil. Pasta escolher alguma tela usplash/plymouth na Central de Programas - procure por playmouth - em sites como KDE-Look:
http://kde-look.org/index.php?xcontentmode=79


Se optar pelo site, coloque o arquivo no diretório
/lib/plymouth/themes/


Use esse guia se não souber modificar diretórios protegidos:
http://sinapseslivres.com.br/guia_linux/configuracoes_extras/#nautilus_gksu


Para mudar é só digitar:


sudo update-alternatives --config default.plymouth


Depois digite:


sudo update-grub2 && sudo update-initramfs -u

0 comentários: