Red Hat soluciona problema de energia do kernel 3

Matthew Garrett, funcionário da Red Hat e ex-integrante do time Debian, fez um patch que melhora o gerenciamento de energia no kernel Linux. Tudo isso ocorreu no começo do mês passado, mas por falta de tempo não postei no blog. De qualquer forma é interessante falar aqui.


Com o novo kernel, o 3, percebeu-se que o consumo de energia estava muito elevado. O problema estava no ASPM, o Gerenciador Ativo de Estado de Energia (tradução livre): "atualmente o sistema se recusa a tocar nos registradores ASPM se o BIOS afirma ao sistema que o recurso não está disponível. Isso pode causar problemas se o BIOS possui (por qualquer razão) o ASPM habilitado em alguns dispositivos", disse Michael Larabel, fundador do site Phoronix.
ASPM serve para regular a distribuição de energia para conexões PCI-e não utilizado. Com isso uma certa economia de energia é feita, fazendo durar a bateria dos equipamentos portáteis.
Larabel, no Phoronix, comentou: "muitos BIOS tem seu suporte ao ASPM mal-configurado e certos problemas de congelamentos de sistema já foram relatados com o uso desse recurso. Não é realmente uma surpresa que esse seja mais um problema relacionado com BIOS sob o sistema Linux, Larabel afirma que os problemas se referem historicamente à modificações e hacks feitos por fornecedores de BIOS para se adequar ao gerenciamento de energia de outros sistemas dominantes do mercado. O problema em questão parece ser que um grande número de BIOS de notebooks e netbooks suportam ASPM, porém não notificam esse suporte através da FADT."


De acordo com os gráficos do Phoronix (veja o gráfico completo aqui: http://bit.ly/sY5Csv):



A previsão para estar disponível para todos, na atualização do próprio sistema, é que saia a correção no kernel 3.3. A certa demora é pelo fato do bug não comprometer a segurança ou a estabilidade do sistema, ou seja, estão testando muito bem antes de colocar qualquer coisa no kernel.


ATUALIZAÇÃO:


O problema foi corrigido antes do esperado. Kernel 3.0.20 e 3.2.5 possui a correção:
http://www.h-online.com/open/news/item/New-Linux-kernel-fixes-power-saving-issues-1429482.html


---
Referências:

Phoronix - http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=linux_aspm_solution&num=1
Phoronix - http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTAyMjk
Linux Magazine - http://ns1.lpi-brasil.org/noticia/consumo_de_energia_no_linux

2 comentários:

  1. [...] Garrett, funcionário da Red Hat (aquele mesmo que resolveu o problema de energia do kernel 3.2), comentou que o primeiro código usava a hexspeak “Boobies”, algo como [...]

    ResponderExcluir
  2. [...] Garrett, funcionário da Red Hat (aquele mesmo que resolveu o problema de energia do kernel 3.2), comentou que o primeiro código usava a hexspeak “Boobies”, algo como [...]

    ResponderExcluir