Imposto de Renda (IRPF) no Linux

Atualizado: IRPF 2013 e DIRPF 2013.


---


A partir de 2012 a SERPRO revolveu deixar tudo mais fácil para quem usa Linux. Agora não é preciso mais uma série de procedimentos, mas sim simples "duplo clique" para a instalação do Programa de Declaração da Receita Federal e o Receitanet, que envia para os servidores da Receita tudo o que for feito.


Mas vamos por partes:



1 - O que preciso ter no computador?


Você precisa ter o Java instalado. Instale o JRE da Oracle ou use a implementação livre OpenJDK, que tem nos repositórios de programas dos sistemas Linux. Se não sabe como instalar programas no Linux, leia aqui.


O instalador ainda vai pedir o "java-virtual-machine". Se não tiver a instalação não vai para frente e falha. No Ubuntu, por exemplo, mesmo tendo o OpenJDK, ele não tem isso instalado por padrão e nem vai encontrar o componente com esse nome. Então procure no seu repositório (Central de Programas) o: gcj-jre-headless


Resumo:


Pegue na sua Central de Programas o OpenJDK (versão 7) e o gcj-jre-headless.




[caption id="attachment_1213" align="aligncenter" width="599"]IRPF 2013 (1) OpenJDK Java 7[/caption]

2 - Onde baixo o programa?


No site oficial da Receita Federal e nunca em outro lugar, pois pode conter algum tipo de malware. Clique no link abaixo:

3 - Existem vários arquivos de instalação. Qual eu pego?


É preciso pegar o programa do IRPF 2013 e o Receitanet.


No site de download do programa vai ter:




  • Linux (deb)

  • Linux (rpm)

  • Linux (bin)


IRPF 2013




  • Pacotes .deb:


Servem para sistemas Linux baseados no Debian, como: o próprio Debian, Ubuntu, Mint, Satux, Insigne, ALT Linux, Big Linux, Linux Educacional, Xandros.




  • Pacotes .rpm:


Servem para sistemas Linux que usam o gerenciador de pacotes da Red Hat, como: o próprio Red Hat, Fedora, Mandriva, OpenSUSE, MeeGo, CentOS, Mageia, Linpus Linux.




  • Pacotes .bin:


São universais e servem para qualquer distribuição Linux.



4 - Como instalo?


Dê apenas 2 cliques sobre .deb ou .rpm. O programa da Receita e o Receitanet serão instalados. Caso queira em .bin porque sua distribuição não usa .deb ou .rpm, leia aqui.


IRPF 2013 (2)


E então? Funcionou tudo? Deixe sua experiência aqui no blog.

7 comentários:

  1. [...] ATENÇÃO! Para saber sobre o Programa de Declaração de Imposto de Renda 2012 em diante, leia aqui: http://sinapseslivres.com.br/2012/02/imposto-de-renda-irpf-no-linux/ [...]

    ResponderExcluir
  2. [...] http://sinapseslivres.com.br/2012/02/imposto-de-renda-irpf-no-linux/ [...]

    ResponderExcluir
  3. [...] Enviado por Guilherme Macedo (guilhermeΘsinapseslivres·com·br): “Instalar o programa da Receita Federal no Linux é muito simples para a maioria das pessoas que usa alguma distribuição há alguns tempo, mas para quem está começando ou mesmo não tem a menor intimidade com os computadores pode ser difícil no começo pois mudar de ambiente ou aprender algo novo pode ser dificultoso. Mas a partir de 2012 a SERPRO revolveu deixar tudo mais fácil ainda. Agora não é preciso mais uma série de procedimentos mas sim simples “duplo cliques” para a instalação do Programa de Declaração da Receita Federal e o Receitanet, que envia para os servidores da Receita tudo o que for feito. Primeiro de tudo baixe o programa no site da Receita Federal: [receita.fazenda.gov.br/…] Depois, baixe o pacote de acordo com sua distribuição. Pacotes .deb servem para sistemas Linux baseados no Debian, como: o próprio Debian, Ubuntu, Mint, Satux, Insigne, ALT Linux, Big Linux, Linux Educacional, Xandros. Pacotes .rpm servem para sistemas Linux que usam o gerenciador de pacotes da Red Hat, como: o próprio Red Hat, Fedora, Mandriva, OpenSUSE, MeeGo, CentOS, Mageia, Linpus Linux. Se a instalação falhou você não deve ter o Java (JRE) instalado. Baixe pela sua “central de programas”. Distribuições como o Ubuntu é preciso ainda baixar o gcj-jre-headless.” [referência: sinapseslivres.com.br] [...]

    ResponderExcluir
  4. Aqui funcionou perfeitamente tudo, tanto a declaração quanto o Receitanet: Ubuntu 64-bit, OpenJDK 64-bit e com o gcj-jre-headless instalado.

    ResponderExcluir
  5. quando tento instalar o file IRPF2013 o seguinte erro ocorre file / from install of irpf2013-1.0-0.noarch conflicts with file from package filesystem-3.1-2.fc18.x86_64



    Distro Fedora 18

    ResponderExcluir
  6. Eu não sei que problema pode ser esse pq não uso Fedora. Posso até pesquisar, mas você também poderia perguntar no Viva o Linux pois pode ser que alguém tenha tido o problema tbm: http://www.vivaolinux.com.br/

    ResponderExcluir
  7. me apareceu a questão: somente instale se for confiável a origem. Governo brasileiro, não não é confiável, mas que escolha eu tenho?

    ResponderExcluir