Adware no Ubuntu?

Canonical anunciou que irá acrescentar uma nova funcionalidade ao Ubuntu, a exibição de produtos da loja online Amazon dentro do menu Unity, através de uma lente específica.

Lente Amazon do Unity do Ubuntu
Assim que o usuário for procurar por algo pelo menu, o sistema irá recomendar produtos da Amazon relacionado com sua busca. De acordo com Mark Shuttleworth, fundador da britânica Canonical, isso seria um resultado de busca de um sistema inteligente de auxílio ao usuário. Isso faria aumentar a experiência de uso do sistema. Aqui, seria ainda mais potencializado, pois a empresa de comercio online está chegando ao país (Amazon irá abrir sua operação no Brasil em 2013).

Interessante, não é mesmo? Mas esqueça o eufemismo de Shuttleworth. O que será implementado é mesmo propaganda dentro do Ubuntu. A palavra certa no mundo da informática é adware, ou seja, Advertising Software. Propaganda, através de um sistema de afiliados.

Num primeiro momento, é algo realmente interessante, pois seria uma forma de angariar fundos que ajudaria mais no desenvolvimento do Ubuntu, pois a Amazon irá pagar à Canonical por compras originadas da lente do Unity. No entanto, há problemas nesta forma de monetizar o uso. Há informações de que certos dados de uso serão capturados, a fim de melhorar o sistema.

A crítica então não está em cima da existência de uma lente da Amazon, ou da intenção da Canonical em monetizar o uso, mas sim da forma como está sendo feito isso.

Não adianta usar o argumento de “você pode desinstalar facilmente” ou “os dados capturados não são sensíveis e tudo será feito de maneira segura”. Colocar um sistema de propaganda que captura alguma informação por padrão, mesmo que a informação seja a mais boba possível, e não esclarecer isso na instalação do sistema, não dando uma opção desde o início para o usuário escolher, é macular a ética de negócios que a própria Canonical tenta passar e até ferir Direitos Fundamentais, que de maneira alguma estão disponíveis para contratos de adesão ou empresas privadas regularem.

Qual o medo da Canonical de deixar o usuário escolher, desde o início, e de esclarecer, já na instalação, sobre o serviço?

---

Referências:

3 comentários:

  1. Por isso mil vezes openSUSE. Alias, não é por isso, é por que detesto a interface Unity e o Gnome 3.

    ResponderExcluir
  2. "é macular a ética de negócios"
    Ética não existe no mundo dos negócios.
    A Canonical esta aí para provar.

    ResponderExcluir
  3. [...] faculdade? O sistema sugere livros ou outros produtos relacionados com a busca. Mas como falado na postagem anterior, a polêmica não se dá pela vontade da empresa em ganhar participação do lucro das vendas [...]

    ResponderExcluir