Garantia de uma NVIDIA da ZOTAC

Sabe quando você compra um eletrônico, usa-o e logo em seguida ele não funciona direito ou quebra de vez? Sempre acontece. E sempre acontece de acionar a garantia e ter dores de cabeça infinitas por conta da dificuldade da empresa em aceitar que o produto está defeituoso e que você não causou o problema. Eu comprei uma NVIDIA GeForce GTX 550 Ti da ZOTAC e adivinha o que aconteceu?


Quando comprei meu PC há mais de meia década, obviamente ele não veio com uma placa de vídeo decente, afinal, por pouco mais de R$ 500 a empresa que o fabricou não tinha como fazer milagre.

Então decidi comprar uma placa de vídeo. Como uso Ubuntu também, decidi ficar de fora de uma AMD, pois o suporte da empresa é questionável. Como a NVIDIA já faz driver tão bom no Linux quanto no Windows, decidi por uma GeForce.

A placa escolhida foi uma GeForce GTX 550 Ti de 1 GB de memória da empresa chinesa ZOTAC, uma placa de vídeo mediana que conseguia rodar todos os jogos com uma qualidade boa, acima de qualquer console da época. Comprei e em pouco tempo vi meu PC apresentar problemas de instabilidade. Durante um tempo convivi com o problema de travamento, achando que as memórias estavam ferradas. Após um tempo comprei um par de memória e para minha surpresa o problema continuava.

Após alguns testes o diagnóstico era o pior possível. Minha placa de vídeo NVIDIA era a culpada. Quando fui ver a garantia, vi que a ZOTAC, fabricante da placa, dava 2 anos no Brasil. Uau! Que surpresa, pois por aqui todos querem tirar vantagem (veja as montadoras de carros. Além de lucro 3 vezes maior que no resto do mundo, ainda dão uma garantia ridícula se comparado a outros países).

Então decidi acionar a garantia. A placa foi enviada para a ZOTAC via RMA. Após um bom tempo (sim, demorou), saiu o diagnóstico: a placa estava em seus últimos dias. Não foi possível uma reparação e a empresa afirmou que o problema não foi causado por mim. Uau! Primeira vez que não tive problemas com a garantia!

A solução era ser disponibilizado uma nova placa de vídeo. O problema era que a GTX 550 Ti não era mais vendida. A solução da empresa foi dar uma GTX 750 Ti de 2 GB, sem discussões (!!!).

ZOTAC NVIDIA GeForce GTX 750 Ti
O resultado da experiência com a garantia da ZOTAC Brasil foi: bom atendimento, aceitação de que o problema era de fábrica e disponibilizar um produto de reposição melhor, sem discussões.

A empresa, com isso, ganhou minha confiança. Próxima placa de vídeo será uma ZOTAC novamente. Agora pergunto, por que outras preferem perder a preferência pelo consumidor no lugar de tratá-lo com dignidade?

0 comentários: