Análise: Evercool Fox- 2

Seu PC é um forninho e não sabe como resolver? Primeiro de tudo deixe longe da Giovanna e depois instale o exaustor Fox-2 SB-F2 da Evercool que ficará bem. Pelo menos é o que promete a empresa chinesa, mas será que realmente a solução funciona?

Sistema simples


O Evercool Fox-2 SB-F2 usa um conceito bem simples de arrefecimento: tirar o ar quente do local. Para isso ele conta com um sistema blower, conhecido nas placas de vídeo. O rotor puxa o ar quente e empurra para fora do gabinete.

Para instalar deve-se fixar o exaustor na traseira do gabinete, onde fixa componentes PCI ou ISA, e ligá-lo ao conector de 4 pinos Molex da fonte.


Eficiência


Assim que liga é possível sentir o fluxo de ar muito forte saindo do Fox-2. A rotação fica na casa das 2800 RPM e o fluxo de ar 60 CFM (Pés Cúbicos por Minuto) segundo a fabricante... é, o Sistema Internacional de unidades foi assassinado pela Evercool.

O equipamento não consegue baixar a temperatura da CPU ou GPU diretamente, mas facilita a troca de calor ao diminuir a concentração de ar quente do cubículo onde estão todos os equipamentos que produzem calor (processador, placa de vídeo, memória, HDD).

No meu hardware equipado somente com um AMD Athlon II X3 400e de 2,2 GHz e duas memórias RAM de 4 GB/1600 MHz cada uma, o Fox-2 diminuiu:

Temperatura ambiente de 30ºC:
-- 14ºC de temperatura do gabinete;
-- 10ºC de temperatura do processador.

Temperatura ambiente de 10ºC:
-- 10ºC de temperatura do gabinete;
-- 4ºC de temperatura do processador.

Quando equipado com uma placa de vídeo ZOTAC NVIDIA GTX 750 Ti, diminuiu:

Temperatura ambiente de 30ºC:
-- 15ºC de temperatura quando em IDLE;
-- 10ºC de temperatura quando em FULL.

Temperatura ambiente de 10ºC:
-- 5ºC de temperatura quando em IDLE;
-- 10ºC de temperatura quando em FULL.

Portanto, diminuiu a temperatura como prometido? Sim, diminuiu.




Para ficar atento


É importante ressaltar que a eficiência do Fox-2 (e de todo sistema de arrefecimento) dependerá de certas condições ambientais e de hardware usado. Então tudo pode variar de equipamento para equipamento e de local para local.

Qualquer sistema de exaustão e arrefecimento terá dificuldades em trabalhar em ambientes quentes e principalmente úmidos. Além disso, as características do gabinete e do local onde ele está terão influência no resultado.

Também não esqueça que o Fox-2 não pode ser usado embaixo da placa de vídeo caso o sistema de arrefecimento da placa seja do tipo blower. A explicação é a mais lógica e simples possível.

Placa de vídeo com sistema tipo blower
Em uma placa de vídeo com sistema blower o ar do gabinete é puxado com finalidade de passar pelos dissipadores metálicos para "roubar" calor para logo em seguida esse ar quente ser jogado para fora do gabinete. Com o Fox-2 embaixo da placa, ele vai puxar ar ao mesmo tempo que a placa de vídeo faz o mesmo. O exaustor da Evercool vai acabar prejudicando o sistema da placa de vídeo, no lugar de ajudar.

Por isso o Fox-2 deve ser usado somente como auxiliar de placas com ventoinhas, que jogam ar quente vindo do dissipador, para que ele puxe ar da placa e retire do gabinete esse ar quente.

Problemas


Existem problemas sérios com o Fox-2. O primeiro e mais perceptível é o barulho. No informativo da Evercool a empresa afirma que o exaustor produz um pouco menos de 30 decibels (sim, é decibels e não "decibéis", assim como o plural de mol é mols e não "móis". O plural não segue as regras do português, mas sim da Física. No Decreto 81621/78, anexo III, que estipula as unidades de medidas padrão fica claro que a notação é decibels).

30 decibels equivale a um quarto silencioso, mas o que o Fox-2 produz é quase o barulho de uma motosserra. Incomoda muito, principalmente no período noturno. Como não tem controle de rotação manual e o exaustor trabalha no máximo sempre, não tem o que fazer.

Outro problema é que eventualmente a parte metálica do exaustor fica vibrando (devido a alta rotação) contra a parte metálica do gabinete. Então além do barulho natural do Fox-2, pode existir o barulho irritante dessa vibração. É irritante mesmo!

A solução que encontrei foi colocar fita isolante pra diminuir um pouco, mas não acabou com o barulho.



Vale a pena?


Sim e não. Se seu problema de temperatura for sério e você não tem dinheiro para comprar soluções melhores (paguei menos de R$16) e não tem um lugar adequado para colocar seu computador (por exemplo, em uma escrivaninha que tape a saída de ar lateral), então vale a pena. É melhor tentar preservar a máquina com uma solução barata mas barulhenta do que precisar comprar uma nova placa de vídeo, por exemplo.

Mas se você tem dinheiro para comprar ventoinhas de qualidade para o gabinete (traseira e lateral e se possível até uma entrada de ar frio) e tem problemas com barulho excessivo, passe longe da Fox-2. O barulho é irritante e dinheiro, nesse caso, compra felicidade. Eu fiquei muito feliz quando chegou o outono e não precisei ouvir o motor de Fusca do Fox-2.

Eu utilizei no verão e ajudou muito, mas assim que a temperatura ambiente começou a cair com a chegada do outono (aqui em Santa Catarina cai muito e é normal em pleno Sol de meio-dia ficar 15ºC e com baixa umidade) tirei em razão do barulho e vibração chata.



0 comentários: